Se alguém está em Cristo, nova criatura é (2 Coríntios 5:17)

           Desde a antiguidade, os grandes pensadores da humanidade já se questionavam sobre o Ser; permaneceria sempre o mesmo ou mudaria com o tempo? Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático nascido na cidade onde o apóstolo Paulo pregou o Evangelho de Cristo séculos depois, é famoso por afirmar que um homem nunca pode entrar duas vezes no mesmo rio, porque mesmo após um instante, ele já não será mais o mesmo. Nunca será possível novamente ser banhado…

Leia mais

Share : facebooktwittergoogle plus

Tudo é permitido, mas nem tudo convém (1Cor 10:23)

           Há quem entenda a liberdade como a ausência de obstáculos que venham a impedir a materialização de uma vontade qualquer. Esta visão compartilhada em nossa época, principalmente pelos defensores do liberalismo (política econômica do capitalismo), coloca os prazeres do mundo como algo de direito natural e de suma importância para afirmarmos nossa individualidade. Assim, o homem livre é aquele que não possui impedimentos para realizar seus desejos, quaisquer sejam eles.          …

Leia mais

Share : facebooktwittergoogle plus

O culto exterior – práticas e rituais religiosos

Todas as religiões buscam uma forma de se conectar com Deus. E além desta característica em comum, possuem outra, que aliás parece estar contida na própria definição religiosa. Este contato com o ser divino, acredita-se ser possível através das mesmas percepções dadas pelos órgãos dos sentidos. Procura-se Deus em carne, mas não o encontram, procura-se Deus através de alguma forma física, mas isto também não é possível. Portanto, o que está em jogo é uma tentativa frustrada de se encontrar…

Leia mais

Share : facebooktwittergoogle plus

Ver para crer?

A palavra “acreditar” no dicionário da língua portuguesa significa estar convencido da veracidade, existência ou ocorrência de algo. Neste sentido, qualquer pessoa que venha a acreditar apenas vendo é porque parte do princípio que o sentido da visão traz a máxima semelhança com o objeto de análise, ou até mesmo que a visão nos dá o que o objeto é em si. Assim pensam as crianças e também muitos adultos. Sabemos por outro lado, através explicações científicas, que a visão…

Leia mais

Share : facebooktwittergoogle plus

Sobre Vigiar e Orar

Pode parecer que estas orientações nos são necessárias porque vivemos em graves e constantes ameaças à nossa integridade física e moral. Mas por mais inseguro que seja o mundo, com suas forças destruidoras, não podemos nos enganar. Este conselho do Cristo é para ser trabalhado no interior do Ser. Conforme afirmavam Descartes e em certo aspecto Leibniz, a substância espiritual é distinta da extensa ou material e uma não pode interferir na outra. De certo passamos fome, sentimos dor através…

Leia mais

Share : facebooktwittergoogle plus

Sobre a Parábola do Filho Pródigo

Primeiramente, a atitude do filho mais velho que ao ser noticiado sobre a volta de seu irmão “pecador” e também sobre as festividades que seu pai prepara em comemoração ao retorno do filho que havia se perdido, mostra como ainda impera o orgulho nos corações dos homens. Tratam-se de instintos ainda inferiores, talvez um sentimento confuso que certamente não fora tratado dentro do campo do pensamento, na medida em que o filho mais velho não fora capaz de encontrar em…

Leia mais

Share : facebooktwittergoogle plus

1 2 3